5 FATORES PARA ESCOLHER UMA OFICINA MECÂNICA CONFIÁVEL

há 3 anos

10 min. de leitura

Procurar uma oficina mecânica confiável pode demandar uma boa dose de pesquisa e indicações. Algumas pessoas já possuem aquele mecânico de confiança que há anos já trabalha com o mesmo cliente. Porém muitas ainda não possuem essa pessoa de confiança, seja por ter adquirido um veículo recentemente, seja por ser novo na cidade, enfim… são diversos os motivos. E todos nós sabemos que realizar o mesmo serviço em uma concessionária, se o carro não estiver na garantia, é muito mais caro.  Nesse post iremos te ajudar a cercar todas as possibilidades de você encontrar um serviço de excelência. Se você conseguir fechar todos os “gaps” que iremos mostrar, você terá encontrado sua nova oficina de confiança. Confira.

1. Estrutura da Oficina

É sempre importante avaliar a estrutura da oficina antes de deixar o seu veículo em qualquer local. Por isso é importante que os seguintes questionamentos sejam atendidos:

  • A oficina é limpa e organizada e bem pintada?
  • Os profissionais estão devidamente uniformizados e estão apresentáveis?
  • Há um espaço confortável de recepção em que o cliente possa aguardar, tomar um café, e porque não trabalhar (caso haja necessidade)?
  • As ferramentas que os profissionais utilizam estão organizadas e são aptas a realizar o serviço?
  • Os elevadores estão conservados e possuem aparência de serem mantidos com frequência?

Todo serviço é intangível, ou seja, você não consegue tocá-lo, cheira-lo, não há uma forma específica em uma embalagem. A estrutura e a apresentação da oficina é a forma que o cliente enxerga de poder prever se um serviço poderá ser bem executado ou não. Por isso que o investimento em uma estrutura que cative o cliente é um importante passo para você conquistá-lo. Se você conseguir unir uma aparência atraente, com uma estrutura de qualidade e profissionais confiáveis, você estará no caminho certo para fidelizar seu cliente.

2. Bons Profissionais e de confiança

Depois que você identificou que a loja possui uma boa estrutura é importante você atestar se, fundamentalmente, a empresa possui profissionais competentes, atenciosos e confiáveis. Pelo fato de ter muita assimetria de informações nesse ramo, ou seja, o profissional detém muito mais informação específica que o cliente não possui, pode haver nesse ramo uma certa desconfiança se o profissional está falando a verdade ou não. Com o crescimento da internet o fluxo das informações se equilibrou, porém o conhecimento do profissional ainda é muito importante. É sempre importante que o profissional faça um orçamento prévio e que possua a anuência do cliente para iniciar a execução dos serviços. Peça para o profissional informar o nível de prioridade de cada serviço e até mostrar o defeito para se sentir mais confortável. Não pode haver dúvidas, transparência em oficina é sempre primordial.

3. Rede renomada

Não é uma regra, porém pode ajudar muito na escolha da oficina o fato de existir redes de oficinas muito bem conceituadas e com atestado de qualidade já conhecido pelo mercado. A própria rede de oficinas Bosch está há 100 anos no mercado e já possui um nome muito forte em relação a qualidade de produtos e serviços. Evidente que há muitas oficinas independentes tão competentes quanto, mas já percebemos que o fato de você se associar a um nome forte e renomado é uma vantagem competitiva que o cliente valoriza e um fator de escolha importante. Inclusive nós da Bosch Car Service somos auditados anualmente pelos nossos processos e serviços e caso não estejamos dentro da régua de qualidade somos descredenciados.

4. Produtos de Qualidade

A qualidade dos produtos que são colocados no carro é indiscutível para um bom serviço. É sempre bom que o cliente ateste qual peça está sendo colocada no seu carro, se é de boa qualidade e se é uma marca conceituada naquele tipo serviço. Há clientes inclusive que exigem peça genuína do carro (São peças de reposição que seguem as mesmas especificações e características técnicas exigidas para a peça utilizada na linha de montagem do veículo. Elas são apresentadas exclusivamente na embalagem da marca, e sua comercialização ocorre somente nas redes de concessionárias autorizadas). São peças que são mais caras pelas características citadas.

A nossa Oficina trabalha prioritariamente com produtos da Bosch e com marcas conhecidas no mercado. Inclusive algumas peças que trabalhamos foram inventadas pela Bosch como a vela de ignição a qual tem um apelo fortíssimo de marca.

5. Prova Social

A prova social nada mais é do que as pessoas falam da sua marca. É a prova de que outras pessoas realizaram o serviço e provaram que é bem executado. E, melhor ainda, se essa prova for realizada por um amigo ou parente de confiança. Todos nós podemos ser atraídos por propagandas ou anúncios maravilhosos, porém acredito que a melhor propaganda é aquela feita através da indicação de uma pessoa de confiança.

Considero que essas sejam os principais fatores de escolha de uma excelente oficina, se você conseguir completar todos os indicadores citados, parabéns você encontrou a sua oficina ideal.