O SETOR DE HÍBRIDOS E ELÉTRICOS

há 4 anos

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Panorama Geral

Os carros a combustão estão com seus dias contados, isso porque os carros híbridos e elétricos estão penetrando cada vez mais no mercado mundial. A crescente preocupação com o meio ambiente e os efeitos nocivos da emissão de gases poluentes aceleraram o processo em direção a essa revolução na Indústria automobilística. A partir de 2030 muitos países europeus passarão a ter regras mais rigorosas para o impedimento de circulação de carros a combustão até serem completamente extintos.

A transformação de carros a combustão para carros híbridos/elétricos não ocorre do dia para noite e muitos são os entraves ainda que impedem uma produção em grande escala desses tipos de veículos como: Custo de aquisição do carro, autonomia da bateria, tempo de recarga da bateria, produção e descarte de baterias, regulamentação do setor, entre outros.

Desafios e Avanços no Setor de Híbridos e Elétricos

Hoje a tendência para os carros elétricos é clara. No ano passado em meio a pandemia, as compras de veículos elétricos, ou parcialmente elétricos, aumentaram 5% em relação a 2019, ante uma queda de 15% nas vendas de automóveis em geral. Os preços das baterias, conforme o setor investe cada vez mais em pesquisa e desenvolvimento, estão cada vez menores e tendem a diminuir ainda mais.

Porém, como era de se imaginar, é um setor que ainda precisa se desenvolver muito para atingir os mesmos patamares de produção que os carros movidos a combustão no mundo. Apesar dos benefícios reais óbvios de diminuição da emissão de poluentes na natureza, a maioria das pessoas, principalmente no Brasil, não está disposta a comprar um veículo elétrico até que o preço e a praticidade sejam equiparáveis aos veículos que existem hoje. Uma das formas dessa equiparação ser possível é com incentivos públicos. Um exemplo é a Noruega, onde aproximadamente metade dos carros nas estradas não são mais movidos a combustão, porém nesse país há incentivos reais como: descontos em impostos, isenções em pedágios, etc.

Outra medida governamental que irá ajudar o setor automobilístico a se enquadrar mais rápido a essa nova situação é o impedimento de venda de automóveis movido a combustão. Países como a China, Japão e parte da Europa estão avançando nesse tipo de medida e pretendem proibir a venda de novos veículos movidos a combustão até 2035.

Atualmente o lítio tem tido sua utilização mais imprescindível na Indústria Mundial de produção de baterias de carros elétricos. É um metal fortemente encontrado em reservas de países na América do Sul como: Chile, Bolívia e Argentina, além de Austrália e China. E um ponto muito discutido na produção de carros elétricos hoje é justamente o descarte da bateria depois de sua vida útil. O mercado já vem tentando equacionar essa questão muito relevante no ciclo de produção.

Uma das formas que tem sido adotadas como prática para a solução desse problema é justamente a reciclagem dessas baterias. Podem ser uma opção no armazenamento de energia renovável de prédios, hospitais, escolas e em casas. Outro ponto que pode servir de reciclagem é a reutilização de partes da bateria velha para a fabricação de novas. A Volkswagem no final de Janeiro de 2021 na Alemanha, inaugurou sua primeira instalação destinada à reciclagem de baterias de veículos elétricos e que aposta em uma taxa de recuperação de mais de 90% em matérias-primas como lítio, níquel, manganês e cobalto, além de alumínio, cobre e plásticos.

Outro importantíssimo gargalo na Indústria dos carros elétricos é, sem dúvida, o tempo de recarga das baterias elétricas. Apesar de estar cada vez mais rápido, o processo ainda incomoda em viagens longas. Uma das soluções para tal gargalo pode ser a recarga por indução, em que faixas de rodagem em cidades e rodovias permitem o carregamento das baterias enquanto o veículo estiver transitando sobre elas através de correntes magnéticas emitidas por fios de cobre instalados sob o asfalto. Porém, imagina-se que essa realidade ainda deve demorar bastante em função da estrutura que precisa ser criada para atender a essa demanda em massa.

Na mesma linha do tempo de recarga, a autonomia das baterias também é item bastante questionado em relação a evolução da eletrificação no setor automotivo. O Nissan Leaf, um dos modelos mais vendidos da categoria no mundo, possuía uma autonomia entorno de 200km, agora já se aproxima dos 300 km. Há carros como o Audi e-tron que pode chegar aos 430 km de autonomia. Em 2021 está previsto o lançamento mundial do Tesla Roadster que deverá se aproximar de 1000 km de autonomia. Os brasileiros que possuem carros elétricos rodam praticamente apenas em cidades e uma média diária de 46 km. Portanto, em uma tomada de 220 V e considerando uma média de 6 a 12h para uma recarga completa, os brasileiros que possuem carros elétricos podem deixar seus carros carregando durante a noite sem nenhum prejuízo.

Carro Elétrico mais vendido em 2020, Audi e-tron.

Conforme o setor avança, também se fará necessário que postos de carregamento sejam criadas ao longo de cidades e rodovias com potência cada vez mais elevada. Até 2023, teremos opções de recarga de 150kW e até 350 kW, ajudando no processo de redução do tempo de recarga do veículo. Já existem modelos com baterias que permitem, através de uma estação de alta voltagem, carga completa em uma hora, ou 80% de recuperação da bateria em 40 minutos. Com o i3 BEV é possível carregar seu veículo em 20 minutos para ter autonomia de 200km, um tempo rápido comparado a média do setor, apesar de não ser aquele cafezinho enquanto abastece seu carro a combustão.

Portanto, o que se observa é que apesar das inerentes dificuldades de se revolucionar uma Indústria automobilística que já está consolidada há anos em um modelo de produção, o setor de automóveis a energia limpa avança cada vez mais e não tem volta. Acordos estão sendo firmados, parcerias com produtoras de baterias já estão sendo feitas e há países que já inverteram a chave da lógica atual de consumo. Nós da Ferguer Bosch Car Service queremos ser os pioneiros em serviços de carros elétricos e híbridos quando esta Indústria se transformar na nova forma de consumo habitual. Podemos garantir que estaremos prontos para atender nossos clientes com as melhores ferramentas e capacidade técnica quando este momento chegar.